Tempos modernos (1936)

tempm1

“Tempos Modernos” é mais um filme do Charlie Chaplin que assisti nos últimos dias. Trata-se de um trabalhador de fábrica que, devido aos trabalhos cansativos e repetitivos, tem um colapso nervoso e é internado. Quando ele finalmente sai de lá, acaba sendo confundindo com um líder comunista, enquanto andava pela cidade, e preso. Assim que é solto, após uma estadia considerada agradável por ele, tenta voltar de alguma forma e conhece um jovem órfã (interpretada por Paulette Goddard), que se torna sua amiga. Desiste de voltar à prisão e procura um trabalho, colocando-se em situações hilárias.

tempmo

No filme fica bem evidente a crítica à todo aquele modo de produção em que os trabalhadores eram explorados com cargas horárias extensas e trabalhos repetitivos e aos detentores dele, que sempre queriam mais e mais. Dá para perceber bem quando, em busca de maior produtividade, testam uma máquina em que o trabalhador pode trabalhar e comer ao mesmo tempo (e não dá muito certo).

modern-times-3

O filme é mais ou menos mudo. Na maior parte do tempo, o personagem de Chaplin não fala (a não ser na parte em que ele canta e é bem engraçado), mas não se pode dizer o mesmo de alguns outros personagens e os ruídos das vozes dos avisos das máquinas.

Além disso, achei bem mais leve de assistir do que “O Grande Ditador”, principalmente pelo fato de ser mais curto.

ndd

Interessante o fato de que este post está sendo publicado no Dia do Trabalho, né?

Anúncios

6 comentários sobre “Tempos modernos (1936)

  1. Menina… tens muito bom gosto!
    Gosto bastante dos livros que você lê e dos filmes que assiste. Bem diferente da maioria! :)

    Mas.. nunca assisti tempos modernos. Pode? Vou assistir o mais rápido que conseguir! O grande ditador é fantástico, tempos modernos também deve ser.
    E, sua resenha me fez pensar outra coisa: naquele tempo era assim. Hoje continua sendo, né? Modernidade que não acaba! :/

    Beijo, Letícia!

  2. Como já disse no seu outro post sobre Chaplin, sou um grande fã do que ele fez. E esse é mais um dos meus filmes favoritos. Foi um gênio de sua época, e mesmo sem falar, trouxe muitas risadas a todos. Muito bom!

    Abraço!

  3. Já fui “obrigada” a assistir Tempos Modernos milhões de vezes na escola hahaha por isso resolvi assistí-lo sozinha com calma demais! E adorei, claro. Um filme muito marcante na história com atuação do mestre chaplin hihih. Rio até hoje das cenas que ele fica “parafusando”(? tudo até os botões da moça hahaah

    Beijão
    http://www.alittlerockalittleroll.com

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s