Contrastes

contrast

Já perceberam como o mundo é cheio de contrastes, de diferenças entre pessoas, lugares, coisas? É até interessante analisar a que profundidade esses contrastes podem aparecer.

Os mais visíveis sempre estão no que aprendemos na escola: quente e frio, claro e e escuro, bom e mal. Mas, geralmente, os pequenos não entendem bem o que realmente representam os contrastes que eles veem. Só quando crescem começam a analisar e a pensar nessas coisas que nos acostumamos a ouvir e ver.

Nessas fases de análise do mundo, nós, seres humanos, começamos a entender os contrastes que conhecemos, que se revelam no cotidiano do mundo. Passamos a ver o quente e o frio não só no clima, mas também na personalidade das pessoas, em atitudes; o claro e o escuro não ficam só relacionados a luz, mas ficam também relacionados aos sentimentos, ou a lugares, e até em fatos da história; o bem e o mal saem das histórias que costumávamos ouvir e vêm para perto de nós, nos rodeando em toda a parte.

E, além dos contrastes de praxe e mais amenos e simples, vemos a guerra e a paz, a tristeza e a felicidade, o brilhante e o opaco, e outros mais. Apesar de termos entendido os outros contrastes, acabamos confundindo os novos, achando que o ruim na realidade é o bom, misturando-os, e acabamos deixando os que deveríamos afastar entrar dentro de nós e nos mudar, o que é bem terrível.

Mas acho que até o fim de nossas vidas, acabamos vendo os contrastes como realmente são, vemos eles puros e sem disfarce, e acredito que todos se surpreendam com o que se esgueirou e se escondeu entre nós a vida toda.

Anúncios

4 comentários sobre “Contrastes

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s