Um olhar para si mesmo

Foto de Andy Wasley.

Foto de Andy Wasley.

Sempre achei curioso o fato de nós observarmos o mundo ao nosso redor, mas não sermos capazes de olhar para nós mesmos, na maior parte do tempo. Acho que todo mundo pensa nisso, pelo menos uma vez na vida. Enfim, ao mesmo tempo em que aparentemente estamos presos dentro de nossos corpos, podemos interagir, conversar, viver. Sem olhar para si, é claro. Às vezes, sem ter uma ideia muito clara de que expressão facial estamos usando, mas os outros estão vendo. Decifrando o que se passa dentro de nós por meio de uma parte que muitas vezes não podemos ver.

No meio de tantos compromissos, olhar para si mesmo não parece ser algo tão importante. Afinal, não há necessidade de um espelho para movimentar os braços e realizar as tarefas cotidianas. Desde que as coisas sejam feitas, está tudo bem. Mesmo assim, além desses braços que se mexem, existe alguém, um ser cheio de sentimentos e reações a tudo o que ocorre externamente. E esse ser muitas vezes não consegue compreender que a pessoa que está a frente dele passa pela mesma situação.

Por isso, machucamos sem querer que sejamos machucados, e insultamos sem querer que sejamos insultados. Pelo fato de estarmos tão presos dentro de nós mesmos, acabamos fechados aos nossos próprios estímulos. Então, nem sempre percebemos o impacto que causamos nas outras pessoas. Elas também não percebem o que causam na gente.

Partindo do ponto em que todos estamos na mesma situação, se olhássemos um pouco mais para nós mesmos em vez de simplesmente interagir, evitaríamos tanta coisa. Entenderíamos quem está ao nosso redor. Se pudéssemos enxergar quem está dentro de nós seriamos muito melhores.

Quer acompanhar o blog? Facebook/Twitter

Anúncios

5 comentários sobre “Um olhar para si mesmo

  1. Realmente impressionado com uma escrita tão profissional, coerente e um olhar tão aguçado em contraste com uma mente tão jovem. Parabéns por este e pelos outros textos. ;)

  2. Pingback: 2015 | Tresloucado

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s